(11) 98921-0091
Agende sua avaliação

Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado

Toxina Botulínica e Preenchimento Reabsovível Com Ácido Hialurônico


Aplicação do Ácido Hialurônico no “Bigode Chinês” com a paciente anestesiada intra-bucal

A expectativa de vida vem aumentando com o passar dos tempos. Somos cada vêz mais ativos e queremos que nosso corpo acompanhe a mente e o coração jovens!

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial, sendo a forma mais popular de redução de rugas de expressão faciais.

Sorrir, franzir a testa, apertar os olhos e os movimentos da mastigação, ou seja, todos os movimentos faciais podem, invariavelmente, trazer sinais comuns de envelhecimento, como as rugas. Essas fazem você parecer cansado e mesmo irritado quando, na verdade, não está.

Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas dinâmicas (por contração muscular) é a injeção de toxina botulínica. A toxina botulínica é uma substância purificada e bloqueia os sinais nervosos musculares, de modo que o músculo não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos estéticos da pele tais como:

• MESOLIFT com terapia biocelular de PRP (saiba mais aqui),
• Preenchimento com ácido hialurônico, (saiba mais abaixo)
• Fios reabsorvíveis de Lifting facial (saiba mais aqui).

Esta combinação pode ajudar a prevenir a formação de novas linhas e rugas, principalmente quando associada a outros cuidados essenciais como a proteção solar e a ingestão constante de água.

APLICAÇÃO DA TOXINA BOTULÍNICA

A aplicação da injeção de toxina botulínica pode parecer simples. Porém trata-se de um procedimento que só um profissional de saúde experiente e com boa formação deve realizar. A face possui 43 músculos e é vital que a pessoa que aplica as injeções de toxina botulínica entenda e identifique os pontos corretos para otimizar seu tratamento.

A aplicação é feita com uma agulha muito fina para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Somente anestésico tópico é necessário, sendo a aplicação bem rápida e tranquila. Escolhendo-se cuidadosamente esses músculos, a dentista enfraquece, apenas, os produtores de rugas, preservando suas expressões faciais.

As áreas mais indicadas para a aplicação de toxina botulínica são:

• Músculo Prócero – forma rugas entre as sobrancelhas quando franzimos a testa,
• Músculos Orbiculares dos olhos – formam os pés de galinha,
• Músculo Depressor do Lábio – forma rugas de marionetes periorais
• Músculos Masseter e Temporal – responsáveis pelo bruxismo (ranger de dentes noturno)
• Músculo Risório – responsável pelo sorriso gengivoso.

O retorno às funções diárias é imediato e uma reavaliação é agendada no prazo de 10 dias para eventuais retoques. Um procedimento muito seguro e que garante ótimos resultados!

ÁCIDO HIALURÔNICO

Enquanto Toxina Botulínica é utilizada para rugas dinâmicas, o Ácido Hialurônico é o melhor material preenchedor para rugas, vincos estáticos e linhas de expressão.

É uma substância naturalmente presente no organismo humano, tendo extraordinária capacidade de reter água, mantendo a hidratação e elasticidade da pele. Mas com o passar dos anos, sua quantidade diminui naturalmente no organismo, favorecendo o aparecimento de rugas e flacidez. Sua reposição corrige rugas estáticas, aqueles vincos não provocados por contração muscular, como:

• o aprofundamento do sulco nasogeniano (bigode chinês),
• aprofundamento do sulco nasolacrimal
• linhas de marionete no canto dos lábios,
• volume labial que se perde com o tempo.

APLICAÇÃO DO ÁCIDO HIALURÔNICO

Na Odontologia, a possibilidade de anestesia intrabucal, deixa a aplicação do Ácido Hialurônico muito confortável ao paciente. Com o paciente anestesiado, a dentista introduz o gel de ácido hialurônico e faz massagens para modelar o local. O retorno às funções normais é imediato e uma reavaliação é agendada em até 10 dias para constatar os resultados obtidos. É um produto muito seguro, que não provoca alergia, já que é encontrado naturalmente no organismo. Sua durabilidade varia de 8 a 18 meses e para perdurar os resultados obtidos é muito importante a hidratação constante do paciente, ingerindo ao menos 2 litros de água ao dia.

Pequenas complicações:

• Em alguns casos, pode ocorrer o que chamamos de acidente de punção, que é quando um vasinho é atingido e o local fica roxo. Basta ter paciência e esperar, isso não compromete em nada o resultado e melhora sozinho em aproximadamente 1 semana.
• Pacientes com herpes recorrentes devem tomar mais cuidado. Um dos desencadeamentos do herpes é o trauma local. Ou seja, o corpo pode interpretar a agulhada e a injeção do produto como tal. • Não gostei do resultado, é possível reverter?
Sim. Se a paciente achou exagerado o procedimento feito com gordura ou ácido hialurônico, o especialista irá aplicar uma substância chamada hialuronidase misturada com um pouquinho de corticoide. Esta mistura faz a substância do preenchimento se degradar mais rápido e baixar o volume. Mas são casos muito excepcionais não gostar do resultado, e completamente reversível.

CONCLUSÃO:

Os dois procedimentos, aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico, ajudam na prevenção dos sinais da idade. A toxina botulínica paralisa os músculos e evita a formação de novas rugas. O ácido hialurônico tem alto poder de hidratar a cútis, estimular o colágeno e devolver o volume perdido.

Consute nossa especialista, Dra Fábia (ver currículo aqui) para uma avaliação e maiores detalhes dessas maravilhas da Harmonização Facial.