Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado

Ortodontia Moderna

Clinica saúde em sorriso

Causas e Importância dos dentes alinhados
Uma das causas do apinhamento dental se deve à industrialização, pois a população em geral consome alimentos mais macios, requisitando menos esforço mastigatório. Assim, os ossos maxilares ficam mais estreitos e com menor espaço para que os dentes permanentes irrompam alinhados. Alguns hábitos, como chupar o dedo, chupeta, morder o lábio inferior, entre outros, causam o desequilíbrio muscular na face. Tal desequilíbrio irá provocar o desalinhamento dentário, pois a arcada é o recheio de um sanduíche de músculos – bochecha e lábios externamente e língua internamente.
A movimentação dentária com aparelhos móveis, ortopédicos ou fixos (metálicos ou estéticos), restabelece a beleza do sorriso, o equilíbrio mastigatório, além da facilidade na higienização, pois dentes alinhados acumulam muito menos alimento, tendo assim menor propensão a cáries e gengivites.

ORTODONTIA MODERNA
Inúmeras são as variações das mal-oclusões dentárias. E inúmeros os aparelhos que as corrijam. Com a evolução científica e tecnológica, listamos alguns dos mais modernos e melhores tratamentos, que usam forças mais suaves e biológicas, proporcionando, ao mesmo tempo, um tratamento mais veloz.

Aparelho Fixo Autoligado:
Os aparelhos fixos convencionais possuem o braquete aberto, no qual é encaixado o arco. Afim do arco não cair, os elásticos (borrachinhas) prendem o arco ao braquete, mas provocam um efeito colateral, pois geram uma força de atrito (freio), deixando a movimentação mais lenta. Para superar a força de atrito, se faz necessária uma força maior de movimentação, tornando o tratamento mais dolorido. E além disso, a borrachinha acumula placa bacteriana, tornando o tratamento menos higiênico. Resumindo: aparelhos fixos com borrachinhas são mais lentos, desconfortáveis e menos higiênicos.
Pensando nesses problemas, foi desenvolvido o aparelho autoligado, que não utiliza elásticos. Apresenta baixíssimo atrito, movimentação com forças bem menores, portanto mais biológico, e também muito mais higiênico.
É um aparelho bem superior aos aparelhos fixos convencionais com “borrachinha”, sendo confeccionado tanto em material metálico quanto estético (ao lado).
Veja o vídeo explicativo:


Ortopedia funcional dos maxilares:
A OFM trabalha com aparelhos móveis, treinando um bom posicionamento lingual e selamento labial. Muito eficaz na fase de troca dos dentes permanentes, promovendo um ótimo desenvolvimento dos ossos da face, criando assim espaço para o alinhamento dentário. Seu uso requer boa colaboração do paciente, sendo suas manutenções mais espaçadas.

Alinhadores Invisíveis
Para alinhamentos mais simples, uma sequencia de alinhadores de acetato, encaixados como moldeiras na arcada, promovem uma correção ortodôntica praticamente invisível. O custo do tratamento envolve protéticos altamente especializados na confecção individualizada dos alinhadores, sendo um tratamento muito interessante, mas com indicações especificas.
Saiba mais em


E lembre-se: a correta higienização durante o tratamento ortodôntico é importantíssima: beleza sempre vem acompanhada de saúde!
Consulte a ortodontista de nossa Clínica para maiores esclarecimentos, sobre esses e outros tratamentos.
Será um prazer deixar seu sorriso perfeito!