Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado

Orientação para Mamães e Bebês

Clinica saúde em sorriso

O cuidado com a saúde bucal dos pequeninos deve começar pelo ventre materno. A mãe que consome muitos doces na gravidez transfere a preferência para o bebê. Uma dieta balanceada durante a gestação, cheia de frutas e verduras, é importante para manter o peso ideal, favorecendo também o parto normal. Com ele, o aleitamento materno será facilitado. Há sites interessantes, com muitas informações importantes sobre parto e amamentação, que são facilmente encontrados no Google. Procure se informar o máximo possível e se prepare para que o momento mais maravilhoso de sua vida não traga também algumas surpresas difíceis.

Antes de Engravidar
Com relação à futura mamãe, aconselha-se fazer um check up digital antes de engravidar, pois nessa fase a flora bacteriana muda devido aos hormônios, favorecendo o aparecimento de gengivites e cáries agudas, que chegam rapidamente ao canal. O check up digital também pode ser feito do terceiro ao sétimo mês de gestação. Evita-se assim, problemas indesejáveis que, às vésperas do parto e nos primeiros meses de vida do bebê, seriam um grande transtorno. Saiba mais em nossa página “ Check up Digital”.

Após o Nascimento
É muito importante mantermos a boquinha do bebê limpinha, pois apesar do recém-nascido ainda não possuir dentinhos, já possui flora bacteriana. A gengivinha deve ser limpa com fralda de pano embebida em água filtrada após cada mamada, mantendo-se assim poucas bactérias presentes para quando os dentinhos nascerem, minimizando o risco à cárie.

Amamentação e Mamadeira
Dentre os benefícios da amamentação, há o correto posicionamento da língua, evitando-se futuros problemas de fala e deglutição. Promove o correto desenvolvimento os maxilares, minimizando futuros problemas ortodônticos. A amamentação é indicada, no mínimo, nos 6 primeiros meses de vida, e, idealmente, até os 2 anos de idade ou mais.

Com a amamentação exclusiva até o sexto mês, estarão garantidos todos os nutrientes necessários ao bebê. Se o bebê fizer uso da mamadeira, evite achocolatados ou leite com açúcar ou mel antes de dormir, pois provocará cáries muito severas!

Dicas até os 2 anos
Até os 2 anos, seria ideal que a criança tivesse contato apenas com os açúcares naturais das frutas. Porém, se fôr oferecido algum doce ao bebê, tenha sempre na bolsa uma escovinha divertida e uma pasta de dentes, para aquela escovadinha rápida logo após ingerir. Atualmente, a comunidade científica libera o uso de pasta com flúor para as crianças, desde que seja a quantidade relativa a "um grãozinho de alpiste", já que os pequenos as engolem.

Fique sempre de olho na boquinha do bebê, e leve-o periodicamente para prevenção. Os bebês são curiosos e gostarão da consulta, perpetuando um excelente hábito de limpeza bucal. Na clínica poderemos lhe dar orientação individualizada em nutrição e hábitos prejudiciais, garantindo um sorriso sempre saudável.
Será um prazer atender essas fofuras!