(11) 98921-0091
Agende sua avaliação

Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado

Odontologia para crianças

Clinica saúde em sorriso

Listamos nessa página algumas dicas importantes para o cuidado nos dentinhos das crianças. Veja outras dicas na pagina de “Orientaçôes para Mamães e Bebês”.

Nutrição Infantil
A nutrição da criança deve priorizar o consumo de frutas e verduras e ter o mínimo de doces possível, pois é bem conhecida sua ação formadora de cáries. Recomenda-se o consumo de doces somente 1 vez por semana, para que os dentes tenham tempo de se recalcificarem.

Cuidados Especializados
As consultas periódicas preventivas devem ser feitas durante toda a vida. Porém há uma “época de ouro” da prevenção, que vai dos 5 aos 15 anos de idade, período em que a absorção de flúor é máxima. Quando o dente permanente nasce, ele tem muita porosidade, que é preenchida pelo cálcio da saliva. Se ao invés de ser preenchida por cálcio, essa porosidade for preenchida por flúor tópico em alta concentração, a estrutura do esmalte dentário será 10 vezes mais dura e resistente contra as cáries que um esmalte sem flúor, para o resto da vida! O intervalo entre as aplicações deve ser, no mínimo, semestral para que a mineralização com flúor seja mais efetiva.

Já a partir dos 6 anos, uma Radiografia Panorâmica Digital é indicada, afim de avaliar todos os dentinhos de leite e permanentes intra-ósseos, detectando-se precocemente quaisquer problemas.Nessa idade, os primeiros molares permanentes nascem sem que nenhum dentinho de leite caia. Se seus sulcos na superfície mastigatória forem muito profundos e mais finos que as cerdas da escova, é indicada também a colocação de selante resinoso, impedindo a formação de cárie.

Higienização
A escovação dos pequenos deve ser feita antes de dormir pelo responsável, até que a criança tenha boa coordenação motora, por volta dos 8 anos. Durante o dia ela pode e deve escovar da melhor maneira que conseguir, mas a última escovação deve ser feita pelo adulto, nas 3 superfícies de todos os dentes: mastigatória, da língua e da bochecha. Use escovas extra-macias e troque-as a cada 2 meses. A pasta pode ser fluoretada, desde que a quantidade seja mínima, como um grão de ervilha. Não use a quantidade mostrada na propaganda, pois, se ingerida, poderá provocar fluorose, enfraquecendo o esmalte dental. Já o uso do fio dental pode ser feito apenas antes de dormir, com o auxílio do responsável.

Cheque sempre os dentinhos da criança, dê a alimentação mais saudável que puder, e leve-a periodicamente à clínica para cuidar, orientar e evitar a formação de cáries. Um sorriso saudável e bons hábitos de prevenção, além de evitar despesas com tratamentos mais dispendiosos no futuro, é um presente maravilhoso que você pode dar ao seu filho!