Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado

Implantes Dentários

Clinica saúde em sorriso

O implante dentário é a maneira mais natural, saudável e duradoura de repor os dentes perdidos. Possui 3 estruturas unidas entre si:

1. Parafuso de Titânio: implantado cirurgicamente, que substitui a raiz do dente;
2. Pino Intermediário: conectado internamente ao parafuso de titânio;
3. Coroa de Porcelana: colocada sobre o pino intermediário.

Após a cirurgia de implantação do parafuso de titânio, ocorre o processo de osteointegração, no qual há a formação de osso ao redor das espirais do parafuso.

Avaliação Inicial
É necessário fazer uma avaliação geral inicial, pois após uma extração, há movimentação dos dentes vizinhos, prejudicando a estética, articulação e modificando o espaço a ser colocado o implante. A ortodontia prévia algumas vezes é necessária, afim de reestabelecer o equilíbrio mastigatório e o espaço necessário para a colocação do implante.
Veja o vídeo explicativo em:


Exames Necessários
Toda cirurgia de implantes requer uma Tomografia Computadorizada, pois é um exame tridimensional. Nela visualizamos estruturas importantes a serem preservadas, bem como a qualidade do osso a receber o implante, deixando o planejamento muito mais completo e a cirurgia completamente segura.

Também são necessários exames de sangue, a fim de avaliarmos qualquer problema sistêmico que possa prejudicar a osteointegração.

Trans-operatório
Respeitando os aspectos individuais, de um modo geral a cirurgia tem a duração entre 1 a 2 horas, por implante.
Atualmente temos modernos procedimentos anestésicos, deixando o trans e pós-operatório extremamente confortáveis. Saiba mais em nossa página: Anestesia Computadorizada e Sedação com Óxido Nitroso.

Pós operatório
Respeitando as orientações e tomando os medicamentos receitados, de um modo geral, o paciente estará apto a suas atividades habituais entre 1 e 2 dias.
Porém a osteointegração completa se dará aproximadamente após 4 meses. O paciente deverá retornar nesse período para checar radiograficamente o sucesso da cirurgia e substituir a prótese provisória pela definitiva.

Risco de Rejeição
Desde que respeitados todos os protocolos de planejamento, trans e pós operatórios, e com saúde sistêmica normal, o risco de rejeição dos implantes fica menor que 1%. É um procedimento extremamente seguro.
Porém, colocando-se uma prótese provisória conectada no implante recém-operado, aplicando-lhe uma carga imediata, esse risco aumenta. Costumamos comparar o processo de osteointegração a uma perna quebrada: não se caminha normalmente durante o reparo ósseo. Do mesmo modo, a carga mastigatória irá interferir no processo de osteointegração. Uma prótese provisória, sem apoio no parafuso implantado, é sempre uma opção mais segura.

Enxerto Ósseo
Há casos em que o osso a receber o implante foi reabsorvido pelo organismo, necessitando de um enxerto ósseo prévio. A cirurgia de enxerto deve ser feita de 6 meses a 1 ano antes da cirurgia de implante, deixando as condições ideais no osso para receber o parafuso de titânio.

Overdenture
Overdenture, ou Sobredentadura, é a prótese inferior colocada sobre 2 parafusos de titânio unidos por uma barra metálica. Na parte interna da prótese é colocado um clip fêmea, no qual encaixa perfeitamente a barra do implante. Assim, a prótese inferior, apesar de removível, fica extremamente segura, proporcionando muito conforto ao paciente.

Protocolo sobre implantes
No caso de perda total dos dentes, é possível implantar um número reduzido de parafusos de titânio, nos quais será encaixada uma prótese fixa.

Retornos periódicos
Após a colocação da prótese definitiva sobre implante, é recomentado um retorno anualmente. Nele é ajustada a oclusão mastigatória, limpeza de tártaros e placas e quaisquer outros problemas que possam interferir na longevidade do implante e de sua dentição.

Os implantes restauram perfeitamente a estética e função mastigatória, são extremamente seguros e duradouros, garantindo qualidade de vida.

O planejamento de implantes é totalmente individualizado, pois inúmeras são as variações e possibilidades.

Consulte os implantodontistas de nossa clínica e saiba mais sobre essa terceira dentição.