(11) 98921-0091
Agende sua avaliação

Especialidades

Excelentes especialistas para um atendimento integrado


Angelina Jolie – antes e depois da Bichectomia.

Bichectomia

A CIRURGIA QUE CORRIGE O MORDISCAMENTO DAS BOCHECHAS E AFINA O ROSTO

A Bichectomia nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino. A bola ou gordura de Bichat foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat. O procedimento cirúrgico é realizado com anestesia e incisão intraoral, tendo uma duração média de aproximadamente 90 minutos.

INDICAÇÃO

É indicada para quem morde frequentemente a bochecha, devido ao estreitamento do corredor bucal e com a intervenção cirúrgica resolve-se a questão, evitando-se o posterior aparecimento, até mesmo, de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.

Desse modo, famosas como Kim Kardashian, Angelina Jolie e o humorista Rodrigo Sant’Anna ajudaram a popularizar a Bichectomia.

De todo modo, a Bichectomia tem o propósito de devolver a autoestima, prevenção e bem-estar para a vida do paciente.

CURIOSIDADES

Todas as pessoas nascem com a bola de Bichat, a qual é muito importante na infância para a sucção e amamentação. Depois da primeira infância, não há necessidade desse tecido gorduroso. É necessária uma avaliação para saber se vale a pena fazer o procedimento da remoção.

A diferença da cirurgia com um cirurgião plástico e com um dentista é que o dentista, além de ter toda a formação cirúrgica e anatômica da cabeça e pescoço, faz o procedimento em um consultório odontológico, tem habilidade e formação para anestesia intrabucal, não necessita de internação hospitalar, anestesista e custos extras. No consultório odontológico, o profissional tem tudo que precisa para a intervenção. Antes de operar faz-se apenas um pré-operatório comum em qualquer procedimento cirúrgico, com exames de sangue e radiográfico. É utilizada uma anestesia local, igual à usada para uma extração dentária. A incisão é intrabucal e não deixa cicatriz.

PÓS-OPERATÓRIO

O pós-operatório dura aproximadamente 4 dias, com compressas de gelo e medicamentos adequados e, desde que seguido corretamente o repouso e as orientações, dificilmente ocorrem complicações. Não se deve pegar sol e também dar uma pausa nos exercícios físicos por 15 dias. Quanto à alimentação, deve-se evitar alimentos muitos duros e grãos, dando-se preferência a alimentos pastosos e gelados. A recuperação é parecida com a de extração de um dente. É um procedimento que dá uma acentuada na região malar e mandibular, no contorno da face.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O resultado é irreversível, mas sempre muito satisfatório. Essa bola é uma gordura profunda e encapsulada e sua remoção resolve completamente o problema do mordiscamento das bochechas e afina definitivamente o rosto, mesmo que o paciente ganhe peso.

O resultado inicial é notado em três semanas, mas o final em seis meses, que é quando ocorre a recuperação total.

Apesar de ser uma cirurgia rápida, é em um local nobre, próximo a muitas glândulas, nervos e artérias, que são estruturas importantes da face, então há o risco de lesões nessas regiões. Por isso a operação tem que ser feita por um profissional com boa formação, conhecimento anatômico, habilidade cirúrgica e que saiba resolver uma complicação.

Para maiores detalhes e indicações, consulte nossa especialista, Dra Fábia (ver currículo aqui).